Com o objetivo de continuar a aprofundar o processo de integração regional, o Comitê de Representantes Permanentes do MERCOSUL (CRPM) reuniu-se hoje em Montevidéu (Uruguai), sob a presidência pro tempore do Paraguai, com a participação de representantes vindos da Argentina, Brasil, Paraguai , Uruguai e Bolívia. Esta é a Reunião CCLXVII da Comissão e a segunda reunião deste ano onde são apresentados os progressos nos temas discutidos nos Grupos de Trabalho.
A reunião foi presidida pelo Representante Permanente do Paraguai junto ao MERCOSUL e ALADI, embaixador Didier Olmedo, e contou com a presença dos representantes permanentes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, embaixadores Alan Beraud, Antonio Simões e Enrique Ribeiro. Assessora da Secretária, Jenny Encinas, respectivamente.
A agenda começou com a apresentação do relatório trimestral de desempenho da carteira do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento do Vale do Prata (FONPLATA), banco responsável pela gestão da qualidade creditícia do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM).
Os coordenadores dos Grupos de Trabalho apresentaram então seus relatórios sobre os diversos temas discutidos no Comitê Representativo. Em particular o desenvolvimento da Política de Comunicação, dos Acordos, do Fórum Cidadão e de Formação do Mercosul e da Equipe Ad Hoc responsável pelos aspectos e processos gerais do Focem.
Em seguida, o Diretor da Secretaria do Mercosul, Hugo Saguer Caballero, informou sobre questões de gestão e compartilhou com a CRPM os resultados do trabalho realizado na Argentina, onde assistiu à posse do novo Secretário-Geral. Assinado pelo Instituto Público. Política de Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH).
Ao final da sessão, o Embaixador Olmedo informou sobre a reunião do Grupo Mercado Comum (CMG), prevista para o dia 9 de abril, em Assunção, Paraguai, e sobre os planos de outras reuniões de negócios no âmbito do atual mandato do Presidente Pro Tempore.
Fonte: Mercosur/ Notícias