308 pessoas serão beneficiadas com aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá; projeto inclui público PCD e fortalece equipe multidisciplinar
Brasília (DF) — Desde 2017 utilizando o esporte como ferramenta de transformação social, o Projeto Filhos da Nação iniciou, em 2025, uma nova fase com a abertura do Ciclo Incentivado 2025–2026, viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. A iniciativa oferece gratuitamente aulas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos que vivem em instituições de acolhimento e são acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do TJDFT.
Nesta edição, além dos jovens do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, o projeto passa a contemplar 10 adultos com deficiência (PCD) vinculados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (Apaed). As aulas acontecem às terças-feiras pela manhã, às quartas-feiras à tarde e no último sábado de cada mês na ASCADE. Ao longo de 12 meses, 308 pessoas serão beneficiadas em atividades no contraturno escolar que promovem saúde física, mental e emocional, combinando esportes a remo com Psicoterapia Junguiana.
O novo ciclo amplia significativamente o alcance do projeto, que antes atendia, de forma voluntária, cerca de 30 crianças e adolescentes por mês em uma única aula mensal. Agora, com o apoio das empresas patrocinadoras Neoenergia, Sicoob, Drogasil, BRB Seguros e Emgea, serão até 10 turmas mensais, totalizando centenas de atendimentos ao longo do ano. As ações beneficiam diretamente instituições como Lar São José, Lar Jesus Menino, Irmão Áureo, Casa de Ismael e Nosso Lar. A ampliação é possibilitada pela estruturação de uma equipe multidisciplinar (educadores físicos, psicólogos, psicoterapeutas, atletas, educadores ambientais, entre outros). Voluntários — força motriz do Filhos da Nação — continuam atuando no projeto.
A coordenadora do projeto, Gabriela Speziali, ressalta a mudança de perspectiva que o projeto representa para as crianças e adolescentes em medida protetiva, ao democratizar o acesso ao Lago Paranoá e favorecer o autoconhecimento e a socialização:
“Com o projeto, as crianças e adolescentes melhoraram a qualidade de vida e o bem estar. Com a constância das atividades, elas desenvolvem autoconfiança, autoestima, equilíbrio interior e passam a ter menos sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, resgatam a capacidade de sonhar com um futuro com mais oportunidades”, destaca.
Executado pela Associação Brasil Melhor, o Filhos da Nação vem promovendo impacto positivo no rendimento escolar e desenvolvimento pessoal de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso de acolher, apoiar e transformar vidas por meio do esporte e da cidadania.
Serviço (pauta):
• O quê: Projeto Filhos da Nação – aulas gratuitas de canoa havaiana e stand up paddle no Lago Paranoá
• Quando: terças (manhã), quartas (tarde) e último sábado do mês
• Quem participa: crianças e adolescentes (6 a 18 anos incompletos) em instituições de acolhimento acompanhadas pelo TJDFT; inclusão de 10 adultos PCD (Apaed)
• Patrocínio: Neoenergia, Sicoob, Drogasil, BRB Seguros e Emgea
• Contato e informações: Gabriela Speziali – WhatsApp (61) 98110-0906 | filhosdanacao.com.br

Crédito: @mateusbeatsphotography